19 outubro 2009

Sexta-feira

Anda , menina, vá se vestir que nós vamos sair. Não vá me por aqueles tênis horrorosos. Se arrume direito que nós vamos à igreja. Vamos logo depois do almoço. Comprei filé de peixe na feira porque hoje não pode comer carne. Amad! desligue o rádio, tenha um pouco de respeito. Eu sei que você quer ouvir as notícias, mas acho melhor só ler o jornal. Quando o almoço estiver pronto eu chamo. Você pode dormir de tarde, se quiser, eu vou sair com Alexandra e à noite podemos ir comer pizza, de mussarela. Calabreza não, que é carne.

Alex, não demore. Vou esquentando o carro e espero você. Vamos na Imaculada primeiro, depois na São Gabriel e , se der, vamos ver a procissão em Vila Mariana.

Vem, dá a mão para a mamãe, não tenha medo. O caixão de vidro? È Jesus morto, coitadinho. È só uma estátua, não precisa se assustar. Você faz o sinal da cruz, pede perdão pelos seus pecados e pronto. Vamos entrar na fila. Está vendo aqueles panos roxos cobrindo os santos? Então, é sinal de luto. Lembra quando o tio Sadih morreu que a tia Louris só usava preto? O preto e o roxo são cores do luto, querem dizer que você está triste porque alguém morreu.

Não, ninguém enfiou uma faca no coração de Nossa Senhora. Ela está assim para mostrar que está sofrendo muito porque Jesus morreu. Como se tivessem enfiado uma faca no coração dela. Aquele é São Sebastião, ele foi um mártir. Mártir é quem morre por defender uma causa, ele era soldado e defendia os cristãos, em vez de matá-los. È . São flechas. Sim, faziam maldades com os cristãos. Vamos, a fila está andando. Fica tudo escuro porque hoje é um dia triste, é o velório de Jesus. Velório vem de vela, por isso todo mundo acende vela.

Eu não vou morrer agora, filha, nem seu pai. Vai demorar muito ainda. Não , você não precisa ver nenhum defunto , você ainda é pequena. Depois não tem nada de mais, parece que a pessoa está dormindo.

Já está na hora da procissão passar, é bonito, as pessoas cantam, levam os símbolos da Igreja, rezam. Porque as mulheres usam véu? Por respeito: as casadas usam véu preto e as solteiras usam véu branco, como a Virgem Maria. Você é criança, usa véu branco. O que é virgem? Pára de fazer tantas perguntas, menina, depois eu explico.

Você está chorando? Não chora, a mamãe está aqui. È bonito ver a procissão, as crianças vestidas de anjos, a banda tocando. Está tremendo, está pálida... Não olha então, está acabando. Já vamos para casa.

Nenhum comentário: