05 agosto 2010

De manhã, de Tarde, de Noite


Moacir Scliar, Ricardo Benzaquem e Edson Nery da Fonseca falam de Gilberto Freire - poeta e cientista, cientista que escreve seus ensaios em primeira pessoa e usa linguagem poética. Juro que eu não sabia. Confunsdo od Freires todos, o educador, o pintor e o político. Mas estou aqui para isso mesmo: aprender.

Edson Nery da Fonseca dá um show. Noventa anos, charmoso, inteligenye e diz versos como ninguém. Tudo de cor e com interpretação, um deleite. Bahia de Todos os Santos e Quase Todos os Pecados, do Gilberto freire foi o escolhido para essa manhã chuvosa em Paraty. Vou procurar esse poema, lindo!

Patricia Melo, que escreveu Ladrões de Cadáveres e Lionel Shriver, que escreveu precisamos falar sobre Kevin, falaram de temas psicológicos e ambas dizem que escrevem para tentar resolver seus questionamentos internos.Questões sobre crimes, a maldade humana, a mentira, etc... Quando não se conformam ou não conseguem entender um tema, escrevem sobre ele.

Fabulas Contemporâneas foi o tema de mais uma mesa e logo a seguir...

Isabel Allende. Dei de cara com ela quando atravessava a ponte voltando da tenda dos autores. Lá estava ela de braço com um dos organizadores, de vestido preto e chale bordô. Cabelo armado, muito hair spray, cara esticada. Baixinha, quadris largos e pernas grossas, anda com certa dificuldade. Plásticas, preenchimentos e botox à vontade. Porém...ah porém...genial. Não me decepcionei nem um tiquinho ( juro que estava com medo de me decepcionar). Agora entendo porque ela sempre foi uma das minhas escritoras favoritas. Ela é meu alter-ego. Quando eu crescer quero ser assim. Mas prefiro sem a parte do botox.Ela merece uma postagem à parte.

Um comentário:

Tânia Tiburzio (TT) disse...

Tô aqui... seguindo sempre.... a espera de algo novo... e curtindo tudo... Beijos!!