18 novembro 2010

Argumento & Opinião

Ontem encerramos nossa 1a. Oficina de Texto & Uninove Jornal de Debates!

Gostaria de dizer que foram 8 encontros muito produtivos e estimulantes, graças à participação de vocês com todo empenho, entusiamo e sinceridade. Isso sem falar na coragem! é preciso criar um ambiente muito favorável para que a gente se sinta à vontade para mostrar nossos textos, que falam muito de nós, além de ouvir e expressar nossa opinião.

No penúltimo encontro discutimos o tema do JD "Para que serve a comissão da verdade?" Fizemos um " brainstorming" sobre o que sabíamos sobre essa comissão, sobre o período da ditadura e discutimos abertamente sobre abrir ou não os arquivos que guardam segredos desse período difícil da nossa história.


Em casa, preparamos textos jornalisticos sobre Populismo e Meio Ambiente e um conto cujo tema era " Coma". Nessa última semnana todos trabalharam bastante, o que foi muito bom e ontem, depois de falarmos novamente sobre pontuação ( dificuldade recorrente e comum a todos) lemos um pouquionho de Olavo Bilac e José Saramago e fizemos a leitura de todos os textos.


Melhores textos:

Katia Alexandre - melhor conto " Uma Passagem"
Leandro Gaspar - melhor texto jornalístico - " Populismo"
Mike Nascimento - 2o. lugar melhor texto jornlístico - "Populismo"

Cada texto lido acrescentou valor ao grupo e demonstrou o trabalho de cada um. Parabéns!

Para encerrar, então, tivemos o debate ao vivo "Para que serve a comissão da verdade?" mediado pelo jornalista Paulo Markun. Participaram do debate: Ivo Herzog - presidente do instituto Vladimir Herzog. José Gregori presidente da comissão de Direitos humanos de São Paulo e ex- ministro da Justiça, Martim sampaio - Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, Albero Malheiros Filho, advogado criminalista e professor da FGV, e o General Rocha Paiva. Foi um privilégio poder ouvir essas pessoas tão importantes.


O que vocês acharam?

Como o objetivo da oficina é escrever sua opinião e publicar no Jornal de Debates, estou aguardado os textos de vocês conforme combinamos, ok?
Vocês podem me mandar por email que eu envio para a corrdenadora Isabel Colucci, no JD, ok?

Mais uma coisinha: preciso que vocês me escrevam dizendo o que acharam do curso, ok? Pontos positivos e negativos, críticas e sugestões.

Adorei estar com vocês!
bedjo
san

Nenhum comentário: