02 abril 2018

QUANDO ELA COMEÇA? por Sandra Schamas

Sabemos muito bem como a velhice termina. Mas,como e quando ela começa?

Dizer que as três fases da vida são infância, idade adulta e velhice é simplificar muito nossa existência por aqui. Os ritos de passagem de culturas diferentes indicavam ( e ainda indicam)  quando a criança deixa de ser criança e passa a ser adulta. Uma passagem abrupta e decisiva. Simplificando, as meninas estão prontas para procriar e os meninos para serem  machos corajosos e cuidarem das fêmeas e suas crias.

Já, atualmente a subdivisão começa na infância:  primeira infância, segunda infância e pré-adolescência. E a adolescência, que há muito pouco tempo nem existia hoje é super valorizada, pode ter uma indicação de quando começa, mas não se sabe quando termina.  Em alguns casos, vai até depois dos trinta anos...

A indicação que a idade adulta  começa fica entre 18 e 21 anos quando o sujeito já pode dirigir e beber em lugares públicos. Depois são os anos de investir na carreira, juntar dinheiro, formar família, ou não. Mas, vamos pensar que hoje vivemos mais, fazemos coisas que as pessoas da mesma idade que temos não faziam antes - esportes, viagens, reinvenção do trabalho, novos relacionamentos e por aí vai. Ah! Dizem que os 60+ são os novos 40+! Os 50+ são os novos 30 e por ai vai. Com isso, o que observo é que a velhice pode também ser classificada. Digamos que entre 40 e 60 somos aspirantes a novos velhos. A partir dos 60 as mudanças se tornam mais evidentes e podemos dizer que estamos ficando velhos. Depois dos 75,  sim,  já somos velhos, veteranos em velhice.

Aspirantes a velhos
Novos velhos
Veteranos em velhice...


Acho que é mais ou menos assim.

O quede fato importa é entrar em contato com a gente mesmo, buscar o autoconhecimento  em qualquer fase da vida, principalmente depois de um tempo quando começamos a sentir mais as transformações do corpo, e tirar partido.

Talvez a velhice seja uma segunda adolescência.Temos uma ideia de quando começa, mas não sabemos quando vai terminar...

Nenhum comentário: